Customização, Dicas
Mini Upgrades: Bass Ramp
Baixistas, queridos! Já ouviram falar em Bass Ramp?
Olha só que interessante: ao pé da letra, é uma rampa.
Feita a partir de um bloco de madeira, a peça pode ser instalada entre o final do braço e o captador do braço, entre os captadores do braço e da ponte e também entre o captador da ponte e a ponte. Confuso?
Let´s check…

Bass Ramp entre os captadores do braço e da ponte.
Existem diversos motivos pelos quais os baixistas optam por instalar um Bass Ramp em instrumentos que, em sua configuração original de fábrica, não possuem a peça.
Um deles é transferir a sensação de se tocar sob a madeira da escala do braço, em uma região mais afastada do braço.
Outro motivo, é o tendenciamento à pegada mais leve. A rampa neste caso, por estar mais próxima das cordas ajuda a ajustar a forma de tocar para quem gosta de velocidade, aprimorando também o conforto.
Terceiro, é intuitivamente usado como thumb/finger rest.
Neste caso, confeccionamos a peça por um quarto motivo: ajustar a pegada da mão direita para que ela não acontecesse sob o captador do braço.
Sim, Bass Ramps são confeccionados de acordo com a necessidade e pegada de cada músico.
Existem diversos tipos: com ou sem raio de escala, parafusadas ou coladas no cordo, de madeira ou plastico, natural ou pintada, alta, baixa….
Neste mini upgrade, confeccionamos uma peça feita a partir da sobra de uma escala de ébano.
Reproduzimos o mesmo raio de curvatura do Jazz Bass, adaptando a parte inferior (que fica em contato com o corpo) ao desnível entre o escudo e o corpo e também às abas dos captadores, fazendo com que a madeira passasse por cima dessas abas, uma vez que os caps já estavam ajustados na altura perfeita para o timbre e altura de cordas.
O mais interessante de tudo, tanto para nós quanto para o querido baixista Marcio, que nos encomendou a peça, foi que nós NÃO COLAMOS A RAMPA! Assim ele pode tirar quando quiser.
Mas está solta, então? Não…está levemente pressionada entre os captadores (calma, não estamos forçando nada e ela não vai ejetar a qualquer momento). Literalmente sob medida! =)
E aí?! Quem vai encarar uma rampa?!
Leave a reply