Arte e Design, Customização
Les Paul McCartney
Acredito que alguns aqui já viram o Sir Paul McCartney com essa guitarra diferente…
Um instrumento todo colorido, com um monte de personagens espalhados e com os braços para cima! \o/ \o/ \o/
Email enviado pelo Wendel: “…Gostaria de saber a possibilidade de se fazer essa customização pra que fique igual ao do Paul McCartney…”
Recebemos muitos emails pedindo guitarras de famosos, mas sempre enfatizamos que nosso lance não é trabalhar com réplicas e sim nas inspirações visuais e funcionais, procurando sempre trazer algum tipo de exclusividade e individualidade para cada customização.
Estando bom para ambas as partes, aqui vamos nós…
Temos uma idéia, uma guitarra, um desenho…agora o lance é transformar tudo isso em algo semelhante a guitarra do Paul, para o Wendel que é “super fã de Scorpions”.
Toda essa história da guitarra dos personagens começou com uma exposição pública artística realizada pela Gibson Guitar Town (em Londres).
Trata-se de uma apresentação de guitarras modelo Les Paul de aproximadamente 3 metros de altura, modeladas com fibra de vidro e trabalhadas visualmente por artistas locais. Cujo intuito é arrecadar fundos para caridade quando as obras são leiloadas. Acontece em diversos países.
Vejam como foi feita a arte essa Big Les Paul, idealizada pela cartonista e ilustradora londrina, Rosie Books:
Aqui no Brasil já tivemos algo parecido como as famosas “vacas gigantes pintadas” (Cow Parade) e até a “Monica gigante pintada” (Monica Parade) como comparativo de intervenção urbana.
Por curiosidade, essa obra autografada pelo Sir Paul, foi arrematada em £60.000 que significa hoje algo em torno de R$ 260.000,00 (aproximadamente).
Nossa primeira etapa foi aplicar uma cor vermelha em toda a guitarra.
E quem chegou a acompanhar a matéria sobre a Guitarra de Areia (azul da direita), taí o projeto da guitarra vermelha que foi pintada na mesma ocasião.
Para começar a parte dos desenhos, demos uma espiada em como Rosie desenhou a da Gibson…
…para termos idéia de como faríamos dessa, uma customização Pauleira!
Após a secagem e lixamento da tinta, começamos os primeiros traços dos mais de 100 personagens que irão compor a guitarra do Wendel.
Vale ressaltar que o Wendel fez TODOS os desenhos (top, fundo, laterais, braço e headstock) para que pudéssemos seguir, não apenas os posicionamentos de uma cópia sem propósito, mas também a inclusão de personagens que fazem parte da sua própria história…e da nossa, diga-se de passagem hehe
O plano era desenhar primeiro os contornos para uma boa distribuição dessa galera toda para não ter briga.
A parte dos desenhos foi feita em 3 dias, divididos da seguinte forma:
Quem realizou toda essa arte foi o amigo do Chefe, o Fabio Montone…mas eu me enturmei com uns 49 personagens e resolvi contribuir com a arte. E não pensem que a coisa foi de qualquer jeito…não! Primeiro a gente pinta a pele, depois todas as roupas verdes, depois todas as azuis…as vezes troca a ordem para não ficar chateado…e assim os desenhos foram ganhando vida.
O trabalho foi todo feito com canetas Posca.
Durante as etapas dessa customização, fomos mandando fotos para o Wendel poder publicar em um grupo que ele mesmo criou no Facebook para compartilhar com seus amigos, em tempo real, o nascimento, desenvolvimento e conclusão da customização de sua guitarra!
Se a gente já estava ansioso em terminar logo, imaginem um grupo todo esperando os passos seguintes…
Logo após o término da saga dos desenhos, fizemos o envernizamento e polimento da guitarra. Em seguida, montagem e regulagem…
Fiscais de qualidade aparecem em momentos aleatórios para testar o produto…Gente, essa é a Sonia, a “mamita”. Ela também faz parte da nossa equipe e acompanha cada instrumento que passa por aqui!
E aí está o Fabio! Curtindo a customização após todo esse trabalho!
Vejam então como ficou a nossa releitura da guitarra do Paul, dos desenhos do Wendel e, pricipalmente da arte de Rosie Brooks:
Thanks Rosie! For allowing us to share your work!
Obrigada Wendel, por confiar em nosso trabalho!
Keep Rockin people!!!!
\o/ \o/ \o/\o/ \o/ \o/\o/ \o/ \o/\o/ \o/ \o/\o/ \o/ \o/\o/ \o/ \o/
10 Comments
Wendel Verza
Galera, com a Pauleira o negócio é assim:
Você idealiza, sonha, projeta, pensa….. Eles idealizam, sonham, projetam, pensam e viajam junto com a gente….. Acho que nem dormem!!!!!
Esse projeto foi iniciado em agosto e antes da metade de dezembro estava pronto. A maior surpresa pra mim foi a superação de todas as expectativas. Eles dão opiniões precisas porque conhecem muito do assunto e fazem um trabalho digno de muitos elogios, satisfação completa do cliente….. Vale muito a pena, não são apenas luthieria, são artistas e amigos a seviço de seus sonhos, simplesmente SENSACIONALLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!
Pauleira
Muito obrigada pelo carinho Wendel!
Foi um prazer ter te conhecido e realizado este projeto junto com você!
Curtimos bastante os personagens! Foi realmente gratificante tanto o processo de trabalho quanto a sua satisfação no resultado final!
Desejamos que aproveite ao máximo sua nova guitarra e seja muito feliz!
Um grande abraço!
\o/ \o/ \o/
Rony Lemos
100sacional,trabalho emocionante,não só a parte “olhavel”…o espirito de vocês esta presente,essa foi de outro mundo,parabéns ao Proprietario pelo bom gosto e a equipe pelo magnifico e inspirador trabalho,que demanda uma paciência oriental além do dom. 😀
Pauleira
Rony muito obrigada!
Ficamos felizes que tenha curtido esse projeto tão especial!
Um grande abraço
Fabiano
Uau!!! Sem palavras. Parabéns!!
Pauleira
\o/ Obrigada Fabiano!!!
Um abraço
Pingback:
O Guitarreiro - Histórias, Guitarras e Guitarreirosmarkim
Paula, boa tarde,
que canetas posso usar e que verniz aplicar sobre o desenho….mas de uma forma mais econômica….posso usar pu sobre o verniz que se aplica sobre o desenho?
desde já agradeço…..
Belíssimo trabalho…acompanho seu blog desde o inicio!
sou apaixonado por musica…principalmente GUITAS!!!
fmontone
Oi Markim, para este trabalho utilizamos as canetas Posca, que são compostas por tinta acrílica à base de água e em seguida aplicamos verniz Pu, começando com umas 3 demãos muito finas para que a tinta não se dissolvesse e concluindo as demais demãos normalmente. Tem que exercitar bastante e errar muito, mas dá certo! Obrigado por acompanhar nosso trabalho!
Otaniel
Paula. Parabens. Tentei uma vez usar a caneta fosca pra uns detalhes mas não consigo uniformidade na pintura, aparece demais os movimentos deixando visíveis depoia de seco, oque pra mim se torna imperfeito o desenho. Já vosso trabalho merece aplausos de pé, gostei. Parabéns pela perfeição.